A APAE de Toledo foi fundada em 07 de abril de 1974, sendo liderada pelo senhor Adolfo Dall Oglio, juntamente com um grupo de pessoas da comunidade. Iniciando assim a história do Movimento Apaeano no município de Toledo, com objetivo de ofertar atendimento as pessoas com deficiência mental, que até então estavam a margem do processoeducacional especializado.
A primeira diretoria da APAE foi assim constituída:
-Presidente: Adolfo Dall Oglio
-Vice-Presidente: Gilberto Alves Branco
- Primeiro Secretário: Heleno Scherer
- Segundo Secretário: Luis Jorge Kracher
- Primeiro Tesoureiro: Severino Jambersi
- Segundo Tesoureiro: Alcides Nardi
Após 2 anos de fundação da APAE em 08/03/1976, foi criada a EscolaEspecialnominada como Escola da APAE, funcionando num prédio cedido pelo senhorAdolfo Dall Oglio e sua esposa Vênus Dall Oglio.Localizada na rua Sarandi nº 173, iniciando assim as suas atividades. Atendendo inicialmente 09 alunos, avaliados pela equipe doDepartamento de Educação Especial do Estado.
Tendo como primeiros profissionais:
- Diretora: Maria Helena Andrade;
- Professoras: Maria Helena Garicoix e Maria Helena Vegas;
- Servente: Mirian dos Santos.
No ano de 1977, em reunião a diretoria da APAE e os funcionários escolheram o nome para a escola, que passou a se chamar EscolaEspecial Bem Me Quer.
Em 26 de abril de 1980, com muito trabalho e muita luta e envolvimento de vários segmentos da sociedade a APAE inaugura, a sede própria da escola, 1.388,m², de área construídae 1.612m² deárea livre,que funcionana rua Bonfim 1621, centro.
Em setembro de 1996 a APAE de Toledo inaugura o Setor Profissionalizante, extensão da Escola de Educação Especial Bem Me Quer, localizado no Projeto Poty, com 948m2de área construída e dois alqueires de área livre.
Em 23 de agosto de 2003, foi inaugurada a Casa Lar Bem Me Quer, localizada na rua Julio Verne, 587 – Jardim Porto Alegre, com o objetivo de prestar atendimento para as pessoas com deficiência mental em situação de abandono sem familiares.
A APAE de Toledo é filiada a Federação Nacional das APAEs fazendo parte do Movimento Apaeano Brasileiro, Ésede do Conselho Regional das APAEs formada pelosmunicípiosde Palotina,Terra Roxa, Santa Helena, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste, Assis Chateaubriand, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Jesuítas, Tupãssi e São Pedro doIguaçu, tendo como objetivo promover e articular ações em defesa das pessoas com deficiência.
Por meio desta proposta a APAE de Toledo, reafirma seucompromisso social e historicamente contextualizado com a sociedade e,em especial com as pessoas com deficiência mental e seus familiares, tendo em vista a importância do engajamento continuo de diferentes setores organizados, visando a construção de uma sociedadejusta e solidária.